m decreto publicado na edição desta terça-feira (22) no Diário Oficial da União, a Força Nacional permanecerá por mais dois meses (60 dias) no Rio Grande do Norte. A portaria de nº 40 foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem à frente o ministro Sérgio Moro. O estado de Sergipe também teve o prazo prorrogado.
O governo dos dois estados solicitou ao ministro a permanência de mais tempo das forças de segurança. A Força Nacional está no Rio Grande do Norte desde janeiro de 2017 quando houve a rebelião na Penitenciária de Estadual de Alcaçuz, ainda no governo Robinson Faria, desde então as portarias foram se renovando, agora no Governo Fátima Bezerra.
Geralmente, a Força Nacional é enviada em situações de grande instabilidade na segurança e crescimento do número de violência nos estados. O objetivo é combater o crime organizado, dar apoio aos órgãos de segurança pública locais e preservar a ordem pública. No Nordeste, além do RN e Sergipe, a Força Nacional se encontra no momento no estado do Ceará, onde desde o último dia 2 janeiro o estado sofre ataques na capital, região metropolitana e interior.