Nestes tempos difíceis é comum a crendice em explicações rasas para a Pandemia que assola o mundo. Como não bastassem o volume de contra -informação e Fake News, na Internet viraliza uma suposta profecia esotérica sobre a pandemia que assolaria o mundo em 2020. Contudo, para os cristãos que consideram a Bíblia a Palavra de Deus, tal engodo deve ser combatido a fim de que as pessoas não se deixem levar pelo momento de apreensão e tornem a dar crédito as espíritos enganadores e doutrinas de demônios como diz (1 Timóteo 4.1). “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão o alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”.
O livro A realidade de Madhu, apresenta a descrição de uma pandemia viral e com isso a escritora, Melissa Tobias, vem colhendo inúmeros seguidores depois que atribuiu ao livro o destaque para um trecho que considera “profético”. “Ao descrever dificuldades econômicas em escala mundial, a autora diz que a “pandemia matou 3 bilhões de terráqueos”. Ela fala ainda de uma pandemia psicossomática que penetrava em corpos incompatíveis com a vibração do amor ao próximo”. Contudo, para os cristãos tais elucubrações de origem esotérica tem inspiração diabólica. Uma vez que apenas a palavra profética, descrita na Bíblia é que é a fonte de conhecimento sobre o que acontece no mundo ou o que está por vir. Considere-se, por exemplo, (Mateus 24). Jesus disse que nos últimos dias haveria, terremotos, fome, pestes em vários lugares. E no mesmo texto, versículo 11, ele previne os discípulos sobre o surgimento de falsos cristos e falsos profetas. “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”. Mais que mera e terrível coincidência, a autora e milhares internautas, não se dão ao cuidado de examinar as disparidades do que hoje o mundo enfrenta com as ilações do trecho do livro, que chega ao absurdo de dizer que a contaminação daria por “falta de vibração” contato de uma pessoa para a outra. Absurdo. Vale também mencionar uma outra autora, Sylvia Browne, e seu livro O Fim dos Dias, em que prediz uma enfermidade global, resistente ao tratamento existente e que em 2020 levaria a morte milhares de pessoas. Essa e outras “profecias” são exemplo de ardil satânico para enganar milhares de pessoas no mundo.
No mais, com a devida formação bíblica os cristãos devem estar atentos para que tais conteúdos não venham a iludir centenas de milhares de pessoas que, de maneira ingênua, caem na tentação de compartilhar ensinos heréticos. Para tanto, deve-se buscar conteúdo apologético para se contrapor as falsas explicações sobre o fenômeno mundial da pandemia ou qualquer assunto no qual a Bíblia tem sempre a resposta, advertência ou admoestações. É o que defende o pastor Ciro Zibordi,, segundo ele o pensamento apologético funciona para frear a disseminação da mentira, pois que “apologia é corrigir o erro”. Daí que faz necessário os cristãos estarem atentos, assim como a Bíblia ensina. “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para verem se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. “Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizados os sinais milagrosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. (Apocalipse 19.20).
Por Silvio Menezes