Na nossa língua pela riqueza vocabular o lugar que habitamos possui pelo menos dois significados. O termo casa nos é bem próximo, porque é sinônimo de abrigo físico contra as hostilidades do dia a dia. Mas o termo lar é muito mais abrangente. É o lugar onde se pode descansar e repor as energias, salvaguardar-se dos perigos, além do refúgio contra tudo que pode nos afetar.
Nunca o lar foi tão importante quanto nestes tempos de coronavírus. Tempos em que a perplexidade nos abate diante dos acontecimentos que estão além da nossa compreensão. Contudo, na vida é essencial percebermos a maneira como encaramos os acontecimentos. Estamos confinados em nossas casas ou nos precavendo? para que o outro e nós mesmos não corram riscos diante do mal invisível que se irradia velozmente. Estamos em quarentena, ou abrigados em nosso lar, estamos reclusos ou refugiados em nosso ambiente. Se você tem um lar onde pode se abrigar você é um privilegiado, no mundo 70 milhões de pessoas foram expulsas de suas residências em fuga da perseguição em várias de suas formas.
Neste dias em que nos toca à compreensão do momento, importa relembrar o que significa refúgio: local tranquilo que oferece paz, tranquilidade, sossego: refúgio ambiental. Lugar que alguém procura para fugir ou para se livrar de um perigo; abrigo. Lugar onde alguém pode se esconder ou ocultar alguma coisa; esconderijo. Aquilo que serve para amparar, para proteger ou confortar; amparo. Etimologia (origem da palavra refúgio). Do latim refugium.ii.
Daí que compreender essa dimensão do nosso espaço por vezes nos auxilia a esperar que tudo se acalme. Em tempos bíblicos, uma família fez de uma arca, o refúgio, outra, de uma humilde estalagem encontrou abrigo e viu o sobrenatural de Deus. Jesus no deserto se refugiou com a presença do Espírito Santo. Somente em Deus é que realmente podemos nos refugiar: Tu és o lugar em que me escondo;, tu me preservas da angústia, tu me cinges de alegres cantos de livramento. Salmo 32.7. Portanto, somente em Deus estamos preservados da angústia, da ansiedade e do temor mais sufocante. É Nele que podemos nos inspirar. É hora de compreender a dimensão do lar, de considerar e reconsiderar aqueles que mais amamos. Tão somente Deus nos cinges de cantos de livramento. Afinal é Ele que nos guarda de todo mal.
Por Silvio Menezes