Um problema no sistema eletrônico de cadastramento de pacientes na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), que teve início desde a última sexta-feira (15), está afetando o cadastro e entrega de medicamentos para quem procura o atendimento. Temporariamente, o processo está sendo feito de forma manual por uma equipe de até dez atendentes. Quem se dirigir à Unicat, enfrentará um tempo de demora maior.
Segundo o diretor-geral da Unicat, Ralfo Medeiros o sistema de informática utilizado é vinculado ao Ministério da Saúde, e está sem previsão de normalização. “Na sexta (15) e nesta segunda-feira (18), tivemos muito problemas. Ontem tivemos que atender somente os pacientes com maior urgência, como transplantados e os que iam somente receber o medicamento. As demais pessoas retornaram hoje para realizar outros procedimentos”.
O sistema utilizado pela Unicat é o Hórus-especializado, que possibilita a realização eletrônica de todas as etapas envolvidas no Componente Especializado de Assistência Farmacêutica do RN. Com isso, é possível cadastrar a documentação do paciente, controle de medicamentos e estoques, auditorias médicas para deferir pedidos, entrega da medicação e renovação de dados ou alteração, como endereço, doses dos remédios e novos tratamentos.
Ralfo Medeiros ainda informou que esse problema está acontecendo em todo do Brasil e que cada estado está montando uma estratégia para atender os pacientes. “Aqui, desenvolvemos essa ideia manual. É mais demorada, de 15 a 20 minutos”.
Durante os dois dias de maior transtorno, longas filas se formaram tanto fora quanto dentro da Unicat. No entanto, na manhã desta terça-feira (19), apesar do problema no sistema persistir não houve filas e, aqueles pacientes que não foram atendidos anteriormente, retomaram os devidos procedimentos de saúde.
Entretanto, muitas pessoas que frequentam o local, mesmo antes dessa pane no sistema digital ter acontecido, reclamam da demora no atendimento e entrega dos medicamentos, que traz desconforto e transtornos.
Medicamentos
Ralfo disse que no momento a Unicat se encontra ‘confortavelmente’ abastecida com medicamentos e que não houve reclamações até o momento por falta deles. “Até semana passada, estávamos sem a Somatropina, remédio utilizado para pessoas que tem deficiência no crescimento. Isso aconteceu porque o laboratório que manda a medicação estava de recesso, no entanto, já normalizou e já temos essa remessa em nossas mãos”. Além disso, remédios para o tratamento do Alzheimer e Osteoporose estão com um bom estoque.
Por outro lado, o diretor-geral garantiu que não há 100% dos itens, porque acontece de ter algumas faltas pontuais, mas quando isso ocorre se toma medidas para reabastecer.
A Unicat possui medicamentos para mais de 77 patologias clínicas e atende cerca de 30 mil usuários por mês no Rio Grande do Norte.
A Unicat funciona das 7h às 17h e está localizada na R. Dr. Nilo Bezzera Ramalho, 1691, bairro do Tirol.