Os trabalhos do legislativo potiguar seguem sem o devido reconhecimento da importância política de Parnamirim. Uma análise dos projetos em pauta desde do começo do ano, colhidas no portal da Assembleia Legislativa, dos mais de 90 projetos em discussão, propositura e encaminhamento às sessões de votação não há a inclusão de assuntos ligados a Parnamirim ou a região da grande Natal.
Segundo assessores parlamentares ouvidos pelo portal JORNALRNEMFOCO, falta a cidade de Parnamirim representantes que defendam os interesses da cidade. Mesmos deputados que obtiveram boa votação em Parnamirim deixam em segundo plano as reivindicações dos municípios dado a outras prioridades. “Veja Mossoró. Com mais de cinco deputados ligados à cidade, sempre há voz ativa na defesa do município”. Posso dar um exemplo, o que entrou em pauta ainda esta semana? “O deputado estadual Dr. Bernardo (Avante) se pronunciou na sessão desta quinta-feira (14) sobre a suspensão de cirurgias eletivas na rede pública de Mossoró”. São causos como esse, diz um assessor ouvido, que Parnamirim promover esse isolamento de Parnamirim, descaso. Comenta.
Um outro fator, segundo apurou o portal, é a falta de legítimos representantes do município naquela Casa. Até a última legislatura, Parnamirim ainda tinha representantes. Mas depois do último pleito, a cidade ficou órfão de políticos ligados à Trampolim da Vitória”, é o que diz um vereador da grande Natal “os políticos passam por Parnamirim e pedem votos. Depois esquecem da cidade. Como não residem lá não tem vínculo”. Aponta.
Já outras cidades do interior, com menor densidade eleitoral, possuem representantes. É o caso de São José do Mipibu e Monte Alegre, apenas para citar dois exemplos. A parlamentar Cristiane Dantas segue na defesa da cidade a qual tem seu reduto político. Em seu último pronunciamento, a deputada defendeu maior atenção do governo para com o município. Já o deputado Kleber Rodrigues, filho do atual prefeito Severino também é outro que busca colocar sua cidade no ciclo de interesses da Casa Legislativa.
Já atividade permanentes AL que sempre buscam discutir e oferecer o encaminhamento de soluções para o Estado não promoveu, pelo menos nos últimos dois anos, qualquer atenção ao município. Evento que lotam o plenário da Casa e sempre são uma vitrine para a promoção de políticas públicas deixam de lado a importância de Parnamirim. Tome-se por exemplo a Assembleia itinerante, Assembleia Cultura e Assembleia cidade. O primeiro, segundo o site da Casa tem por objetivo: levar os trabalhos parlamentares aos municípios do Rio Grande do Norte, com a realização de sessões plenárias e audiências públicas, aproximando o Legislativo ainda mais da população. A Assembleia Itinerante já percorreu os municípios de Mossoró, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Caicó, Assu, Currais Novos, Apodi e Areia Branca. Daí que até o presente nem de longe há qualquer movimentação no intuito de promover maior conscientização do papel da Assembleia e a cidade de Parnamirim. Até mesmo as chamadas Audiências Públicas requeridas pelos parlamentares e realizadas através do Centro de Estudos e Debates não tem nenhuma previsão de abordar assuntos ligados a Parnamirim ou que afeta diretamente a região metropolitana, pelo menos neste primeiro semestre de 2019.
O Jornal e Portal tentou colher da assessoria de comunicação da AL algum posicionamento sobre o tema e ouvir outros parlamentares, mas não recebeu qualquer retorno.